segunda-feira, 28 de março de 2011

CERTIDÃO DE CASAMENTO DE GRAÇA


Para quem não sabia o casamento gratuito para pessoas de baixa renda é previsto no Código Civil Brasileiro, a habilitação para casamento, o registro e a primeira certidão será isenta de selo, taxa de cartório e custas para as pessoas pobres, OU SEJA NADA PODE SER COBRADO DOS NOIVOS

Poucas pessoas conhecem, mas este direito está previsto no artigo 1512, parágrafo único, do Código Civil. Os casais que não têm condições de arcar com as despesas de um casamento civil, precisam apenas preencher um formulário no próprio Cartório Civil o através do qual atesta que não possui condições financeiras para arcar com o pagamento (atestado de pobreza). O artigo entrou em vigor em 2002. Desde então todo cartório é obrigado a realizar o casamento gratuito, mediante declaração de pobreza.

Em média o valor de um casamento no civil custa entre R$ 160 a R$ 300 reais incluindo processo, juiz de paz e certidão, realizado durante a semana, no cartório e em horário de atendimento ao público.

Caso os noivos queiram realizar o casamento civil junto com a festa, o juiz de paz costuma cobrar uma taxa extra para se deslocar até o local






Um comentário:

  1. Quero muito casar mais no momento nou estou com condição de pagar, e se eu pagar nou posso fazer uma festinha. to com nenem piqueno gasta muito nou posso então pagar agora um casamento mais, fiquei sabendo que no poupa tempo conseguimos casar de graça o que eu faço? me segue no meu e-mail schirlaine.bryan@ig.com.br abraços

    ResponderExcluir